Perguntas Frequentes

A marca Natural.PT

 

O que é a marca Natural.PT?

A marca Natural.PT é uma estratégia nacional do governo cuja implementação está a cargo do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, IP (ICNF) que visa distinguir e promover o que diferencia o nosso país, no que concerne aos produtos e serviços produzidos nas Áreas Protegidas de Portugal continental, que sejam compatíveis com os princípios da sustentabilidade e da conservação da natureza. A Natural.PT é assim uma aposta integrada nos recursos endógenos, na biodiversidade e na cultura portuguesa associados ao património natural nacional de exceção, valorizando os produtos identitários de qualidade e as atividades e saberes tradicionais e autênticos de Portugal.

Saber mais

 

Qual o território de abrangência da marca Natural.PT?

A marca Natural.PT aplica-se ao território das Áreas Protegidas ou aos concelhos abrangidos por estas, dependendo dos produtos e serviços que estamos a considerar. Áreas com outros estatutos de proteção não coincidentes com os territórios anteriormente mencionados não estão, nesta primeira fase, abrangidas pela marca Natural.PT.

Concelhos abrangidos pela marca (por ordem alfabética):

A - Alcácer do Sal, Alcanena, Alcobaça, Alcochete, Alenquer, Alijó, Aljezur, Almada, Arcos de Valdevez, Arganil, Arronches, Aveiro;

B - Benavente, Bragança;

C - Cadaval, Caldas da Rainha, Carrazeda de Ansiães, Cascais, Castelo Branco, Castelo de Vide, Castro Marim, Celorico da Beira, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Coruche, Covilhã;

E - Esposende;

F - Faro, Figueira da Foz, Figueira de Castelo Rodrigo, Freixo de Espada à Cinta;

G - Golegã, Gouveia, Grândola, Guarda;

I - Idanha-a-Nova;

L - Loulé;

M - Macedo de Cavaleiros, Manteigas, Marvão, Melgaço, Mértola, Miranda do Douro, Mirandela, Mogadouro, Mondim de Basto, Montalegre, Montemor-o-Velho, Murça;

N - Nisa;

O - Odemira, Olhão, Ourém;

P - Palmela, Paredes de Coura, Penamacor, Peniche, Pinhel, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Portalegre, Porto de Mós;

R - Rio Maior;

S - Sabugal, Santarém, Santiago do Cacém, Seia, Serpa, Sesimbra, Setúbal, Sines, Sintra;

T - Tavira, Terras de Bouro, Torres Novas;

V - Vila do Bispo, Vila do Conde, Vila Flor, Vila Franca de Xira, Vila Nova de Gaia, Vila Real, Vila Real de Sto. António, Vila Velha de Rodão, Vinhais.

Saber mais

 

Quais os Produtos e Serviços da marca Natural.PT?

A marca aplica-se aos produtos e serviços incluídos nas seguintes categorias:

  • Animação turística,
  • Alojamento,
  • Restauração,
  • Espaços de venda,
  • Produtos alimentares transformados e não transformados (*),
  • Produtos artesanais não alimentares,
  • Produtos identitários imateriais,
  • Projetos de investigação/ conhecimento (*),
  • Materiais com conteúdos didático-pedagógicos (*),
  • Projetos de entidades locais/Território.

No caso dos Produtos e Serviços assinalados (*), considera-se como território da marca Natural.PT as áreas abrangidas pelas Áreas Protegidas.

Saber mais

 

Aderir à marca Natural.PT

 

Quem pode aderir à marca Natural.PT?

Podem aderir à marca Natural.PT entidades, públicas e privadas, com produtos e serviços produzidos, obtidos, fabricados ou prestados na Rede Nacional de Áreas Protegidas de Portugal continental ou na sua envolvente (dependendo do Produto/Serviço), devidamente licenciados, que cumpram as condições e os requisitos de adesão à Natural.PT e se incluam nas categorias mencionadas em “Quais os Produtos e Serviços da marca Natural.PT”.

Saber mais

 

Quais as vantagens de aderir à marca Natural.PT?

As entidades que adiram à marca Natural.PT beneficiarão de diversas vantagens, de que se destacam:

  • A pertença a uma rede nacional de entidades aderentes que trabalham em conjunto e se comprometem com a promoção e divulgação de todos os parceiros da marca Natural.PT;
  • A presença e a divulgação dos produtos /serviços em materiais promocionais e eventos nacionais e internacionais da marca Natural.PT;
  • A integração no portal da marca Natural.PT, nas aplicações para dispositivos móveis, nas redes sociais associadas à marca e nos mecanismos de busca à disposição das e dos consumidores.

 

Existe um regulamento de adesão à marca Natural.PT?

Sim. Ver Regulamento da marca Natural.PT.

 

Qual o custo associado à adesão à marca Natural.PT?

De momento, não existem custos associados ao processo de adesão à marca Natural.PT.

 

Como posso aderir à marca Natural.PT?

No caso de o(s) seu(s) produto(s)/serviço(s) preencher(em) os requisitos transversais e sectoriais estabelecidos no regulamento da marca Natural.PT, e depois de se ter informado sobre a nossa marca Natural.PT, estará em condições de submeter a sua candidatura à Natural.PT.

 

 

Visitar as Áreas Protegidas

 

O que são Áreas Protegidas?

Áreas protegidas são territórios terrestres, aquáticos interiores ou áreas marinhas em que a biodiversidade ou outras ocorrências naturais apresentem, pela sua raridade, valor científico, ecológico, social ou cénico, uma relevância especial que exija medidas específicas de conservação e gestão, com o objetivo de promover a gestão racional dos recursos naturais e a valorização do património natural e cultural, regulamentando as intervenções artificiais suscetíveis de as degradar.

Saber mais

 

A Rede Nacional de Áreas Protegidas em Portugal Continental

Existem atualmente no território continental português 46 Áreas Protegidas, entre parque nacional (1) parques e reservas naturais e paisagens protegidas, de âmbito nacional, regional ou local, e monumentos naturais. Neste portal pode encontrar informação detalhada sobre cada uma delas. Sugerimos que parta à sua descoberta a partir do mapa da homepage.

Saber mais

 

Onde posso encontrar informação para planear uma visita às Áreas Protegidas?

Neste portal pode encontrar informação diversa sobre a Área Protegida (AP) ou as Áreas Protegidas que pretende visitar, bastando para isso aceder à página de cada AP através do mapa da homepage, ao qual estão associados filtros que podem ser muito úteis no planeamento da sua viagem (como Percursos e Rotas, Pontos de interesse, Árvores Monumentais, Geossítios, Equipamentos de visitação, entre outros). Ao aceder à página da AP pode ainda encontrar outras informações sobre o património natural, dicas e sugestões de visita ao longo do ano, contactos, condições atmosféricas no local e outras áreas com interesse para visitar nas imediações.

Saber mais