Atualidade

Há mais vida no Parque Natural… Os insetos – 16-17 nov.

outubro 27, 2017

Há mais vida no Parque Natural… Os insetos – 16-17 nov.

Na quinta-feira, 16 novembro 2017, às 10:30 h, será inaugurada a Estação da Biodiversidade EBIO - Bombeira do Guadiana, no âmbito das comemorações de aniversário do Parque Natural do Vale do Guadiana.

Local: casa do guarda florestal no caminho para a herdade da Bombeira.

As Estações da Biodiversidade são percursos pedestres curtos (máx. 3 km), sinalizados no terreno através de 9 painéis informativos sobre as riquezas biológicas a observar por quem as visita.

 

Na 6ª, 17 novembro 2017, na sede do Parque Natural do Vale do Guadiana (PNVG), em Mértola, venha celebrar o aniversário desta área protegida participando nas jornadas Há mais vida no Parque Natural… Os insetos. Este ano, as comemorações versam um grupo muito específico de fauna - os insetos - que, embora muito numerosos, não são mediáticos, sendo, porém, essenciais ao bom funcionamento dos ecossistemas terrestres. Desapercebidos no dia a dia, os insetos são normalmente estigmatizados como animais repelentes e transmissores de doenças. Porém, a Classe Insecta é a mais diversa da fauna terrestre, tendo entre 5 a 10 milhões de espécies conhecidas e, os seus benefícios são abundantes. Uma coisa é certa, sem eles, a sociedade humana atual não poderia existir.

 

Programa

10 h - Sessão de abertura

10:30 h - Diversidade de insetos de Mértola: borboletas e libélulas emblemáticas – Albano Soares (TAGIS)

10:50 h - Afinal para que servem os insetos? – Eva Monteiro (TAGIS)

11:10 h - Aranhas: uma fórmula de sucesso - adaptações e casos particulares – Ricardo Silva (NATURDATA)

11:30 h - Intervalo

11:50 h - Os insetos na diversificação da oferta turística – Nelson Fonseca (UALG)

12:10 h - Apresentação do Guia de insetos e plantas das Estações da Biodiversidade de Mértola – Albano Soares e Eva Monteiro. Comentado por Ernestino Maravalhas (TAGIS) e Carlos José Pinto Gomes (U. Évora)

13 h - Almoço livre (a cargo das e dos participantes)

15 h - Passeio pela EBIO da Bombeira

16 h - Encerramento

 

Local: sede do Parque Natural do Vale do Guadiana | R. D. Sancho II, nº 15 | Mértola | GPS: 37.6367280, -7.6642840

Inscrições obrigatórias (para as jornadas) até 10 de nov.: pnvg@icnf.pt | Tel.: 286 612 016

 

Reconhecendo o papel dos insetos no equilíbrio dos ecossistemas, a TAGIS – Centro de Conservação de Borboletas de Portugal, em conjunto com o Museu Nacional de História Natural e Ciência e com o Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Climáticas, tem-se empenhado na sua divulgação, nomeadamente através da rede de Estações da Biodiversidade (EBIO). O projeto Geração Bio, promovido pela CM de Mértola em parceria com o ICNF, I.P., através do PNVG, e o Agrupamento de Escolas de Mértola, pretendeu dinamizar vários eventos à volta deste tema, culminando na criação de 2 EBIO: a do rio Guadiana; e a da ribeira do Vascão.

 

A par da exposição “Insetos em Ordem” e das Jornadas “Há mais vida no Parque Natural” serão promovidos os produtos e serviços da marca.PT. Com efeito, muitos desses produtos dependem da colaboração dos insetos com as plantas e as paisagens do Parque Natural que, servem de base a vários serviços, são resultante de uma estratégia afinada entre insetos e plantas, desde há muitos milénios, mais do que aqueles que existimos enquanto espécie… Participe nas restantes atividades que fazem parte das comemorações do Parque!

Saber Mais